O Terceiro Trimestre da Gravidez

Cheguei no terceiro trimestre da gravidez. Parece que meu bebê ou meu corpo leram meu blog, no post sobre o primeiro trimestre da  gravidez comentei que me senti enganada porque eu esperava que imediatamente após as 12 primeiras semanas os enjôos matinais parassem. Pois bem, imediatamente quando entrei no terceiro trimestre, como num passe de mágica comecei a sentir todos os sintomas não tão legais da gravidez. Desta vez foi bem pontual!

O objetivo aqui não é ser reclamona nem desanimar nenhuma grávida, mas eu sou do tipo sincera: é maravilhoso ser grávida, mas não é fácil! Só mulher mesmo para aguentar!

Azia
Estou tendo muita azia! Mais exatamente, o dia inteiro. Já conversei com meu médico, que já me receitou um remedinho para tomar antes do almoço e antes do jantar, mas a verdade é que sinto a queimação no estômago até a boca o dia todo. Aquela conversa de que o menino deve ser cabeludinho e por isso estou sentindo azia, já sei que e mito! (mas tomará que ele seja cabeludinho sim!). Aprendi no BabyCenter que durante a gravidez, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos lisos do útero. Esse hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando a sensação desconfortável de azia. Já até me acostumei a incorporar e aceitar a azia o dia inteiro e pronto, nem fico sofrendo.

Sono
Gente, que sono é esse! Nestes dias de férias entre Natal e Ano Nono, eu diria que dormi 60% do tempo. Meu corpo realmente está pedindo para eu relaxar. Estou num ritmo super devagar, sentindo sono muito cedo, dormindo muito. Nem sei como vai ser a volta ao trabalho hoje com o tanto de sono que eu sinto no período da tarde.

Cansaço
Subi três quarteirões a pé para jogar na mega sena da virada na loteria mais próxima só porque eu tinha certeza absoluta que eu iria ganhar, rs. Não ganhei. E vou te dizer, foi um esforço enorme. Eu que sempre fui mega ativa, que faço ginástica de 2 a 3 vezes por semana, agora estou num passo de tartaruga. Mas a gente não pode se deixar vencer. Em pleno dia 31 de dezembro, morrendo de sono, cansaço e até minha primeira dor nas costas, fui andar na piscina só para me movimentar um pouco! (quem me segue no Instagram @vestidademae viu!)

Pra completar, esse calor de 35°C em São Paulo!

E agora que vai começar a parte mais difícil, o peso, o inchaço, a falta de posição para dormir, as dores… Mas não faz mal, somos fortes! Tudo vira amor!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE