• Navegue por Localização
  • Brasil

Trombofilia na Gestação

Por: Dra. Camila Takase

A pedidos das leitoras, vamos falar sobre a trombofilia na gestão. A trombofilia é uma alteração no sistema de coagulação do corpo que ocasiona maior propensão a desenvolver coágulos ou trombos. Ocorre por mutações ou deficiências na produção dos fatores de coagulação e pode ser hereditária ou adquirida. Existem vários tipos:

– Deficiência de antitrombina: é a mais rara e a que provoca maior risco de trombose.

– Mutação do Fator V de Leiden: é a mais comum e provoca um risco moderado de trombose.

– SAAF (Síndrome do anticorpo antifosfolípede): é a trombofilia adquirida de maior importância na gravidez. Cerca de 16% dos abortamentos de repetição estão relacionados com essa síndrome.

– Mutação do gene da protrombina: trombofilia de menor risco para trombose

– Deficiência de proteína C e S: risco moderado.

Durante a gravidez já ocorre naturalmente um estado de “hipercoagulabilidade” do sangue materno para auxiliar na contração uterina e no controle da hemorragia pós parto. É por isso que muitas mulheres portadoras de trombofilia descobrem a doença após alguma complicação na gestação, pois há uma maior chance de produzir trombos que podem obstruir vasos da placenta podendo ocasionar abortos precoces de repetição, óbito fetal, descolamento prematuro de placenta, eclâmpsia precoce, entre outros. Agora vale lembrar que não são todas as paciente com trombofilia que irão desenvolver complicações na gestação, isso ocorre em apenas 0,5 a 4% dos casos.

Sempre que uma paciente chegar para uma consulta com um mal passado obstétrico, temos que pensar em trombofilia. Aquelas com antecedentes familiares ou história de trombose com uso de anticoncepcional também devem ser pesquisadas.

Feito o diagnóstico (através de uma complexa investigação laboratorial), o tratamento deverá ser iniciado para prevenir as complicações. Medicações como o AAS (ácido acetilsalicílico), heparina e suplementação de cálcio serão utilizados para controlar a coagulação e evitar a formação de trombos. A boa notícia é que com o tratamento adequado, as chances de sucesso são elevadas!

A trombofilia não é uma indicação absoluta de parto cesárea, porém em algumas situações pode-se indicar a resolução da gestação assim que se estabeleça maturidade fetal, afim de se evitar complicações do final da gravidez como o óbito fetal repentino. Medicações para acelerar a maturidade pulmonar do bebê também podem ser utilizadas.

O tratamento deverá ser mantido inclusive no período pós parto para prevenir a trombose materna. A amamentação deve ser mantida e incentivada.

Deixe seu comentário

  1. Erika Souza disse:

    Nossa, que grave! Mas informação é tudo, pra saber identificar sintomas e ficar alerta. Vou encaminhar para as minhas amigas futuras mamães. Parabéns Dra. Camila pelo post e obrigada por compartilhar conosco preciosas informações, sempre!

  2. Olá, Erika!

    O importante é ficar atenta e procurar ajuda na hora certa! Fico feliz q acompanha o Blog!

  3. Mariana disse:

    Mas e em caso de necessidade de interrupção da gestação, nao se pode fazer uma indução ao invés de submeter a mulher a uma cirurgia logo de cara para a retirada do bebê?

  4. Olá Mariana!

    Pode sim induzir o parto normal em determinadas situações! Como dito anteriormente, a trombofilia não é uma indicação absoluta de cesaria!

  5. Aninha disse:

    Infelizmente minha prima e uma amiga que perderam o bebê com 37 e 38 semanas de gestação…foi realmente mto triste, só que o problema da trombose está no fato de realmente não ter como identificar antes a síndrome, assim como no caso delas, somente descobrir após o aborto! Elas tiveram filhos após mas a gestação inteira elas tiveram que aplicar um injeção caríssima na barriga para não dar trombose novamente! De fato é uma síndrome mto triste!

  6. Novaine L de Souza disse:

    já tive tres aborto ,e descobri que tenho trombofilias hereditarias,mas quero muito ser mãe.

  7. Novaine L de Souza disse:

    fui orientada o uso de anticoagulante de baixo peso molecular[enoxiheparina]e aas,e acido fólico,quais as chance de eu ter meu bebe.

  8. Com o tratamento adequado, as chances de uma gestação sem intercorrências é muito grande! O importante é realizar o diagnóstico correto para tomar as medidas necessárias para uma gestação sem complicações!

  9. Lisandra disse:

    Parabéns pelo artigo! Tenho trombofilia, estou grávida de 35 semanas; acho que nessa semana minha bb terá de nascer, pois na placenta há muitas áreas com tromboinfartos. Um abraço, até

  10. jaqueline inacio mendes de araujo disse:

    DRªOlá drªCamila! Tenho trombofilia mutação mthfr em heterozigoto.Fui orientada a usar clexane logo a´pos o positivo, Então minha duvida é será que devo usar logo antes do positivo? E como seria/

    1. cleide disse:

      Olá Jaqueline, tb tenho trombofilia e quero engravidar, minha hematologista me indicou o uso de heptron 40 antes de engravidar. Comecei a usar ontem e já não estou evitando mais.

  11. […] consultadas: Terra, Vestida de Mãe (Dra. Camila Takase), Portal do […]

  12. monique disse:

    Tive meu primeiro aborto cm 7 semanas mas so descobri cm 12 semanas em uma ultrassom foi mto trist, mas dpois de 3 meses fquei gravida dnovo e meu medico pediu exames e constatou q tenho trombofilia faço uso d Clexane 40 mg e estou cm 15 semanas e esta indo tdo bem graças a Deus,meu email é monique.flor@yahooo.com.br se quiserem trocar ideias bjos

  13. Fernanda disse:

    Olá.Também tenho trombofilia.Tive duas perdas.Gostaria de saber se é possível manter a gravidez com heparina de 20ml até o fim.Obg!

  14. Adriana disse:

    Minha irma esta de 32 semanas e vai ganhar bb pelo Sus, ela toma anticoagulante 3 x por dia cada 5mg, e Propan por causa de hipotireoidismo, gostaria de saber qual parto mais indicado, sendo q por politica do hospital vão tentar pato normal, estou preocupada, por favor me ajude.

  15. Claudia disse:

    Bom dia!

    Tive um aborto e uma gravidez com retardo de crescimento com parto prematuro. Mas o bebê nasceu e hoje está com 4 anos e muito bem. Estou pensando em engravidar novamente, por isso, minha médica investigou as causas e descobriu que tenho: Trombofilia. Ela disse que se eu engravidar, terei que injetar 80mg de Clexane todos os dias da gestação, por eu ter, também deficiência da proteína S e C.
    Abraço

  16. Roseli Cristiane Felicio disse:

    Já sofri 10 abortos,nos últimos 3,descubriram,o saf,tomei clexane,de 40,progesterona,de100,2xao dia,ass de 100,e acido fólico.e nada adiantou,perdi todas com menos de oito semanas.

  17. Juliana disse:

    Dra, tive trombofilia de 2 tipos na minha gravidez. Com 28 semanas descobrimos e eu estava com a antitrombina III em 30%, proteína C reativa em 11,7%, C funcional em 71% e proteina S em 22%. Graças a Deus fui medicada a tempo e meu filho nasceu perfeito e saudável.
    Pós gravidez consultei um hematologista que me explicou que minha trombofilia foi adquirida e não hereditária.
    Hoje estou com 36 anos e quero ter outro filho. Quais são meus riscos? O que devo fazer? Obrigada

  18. KARLA disse:

    Dra. Camila,
    Bom dia! Sou Karla e em abril deste ano tive um parto prematuro com 29 semanas gestacionais. Meu querido Pedro não resistiu e foi para o céu após 4 dias. Comecei a pesquisar sobre as causas de partos prematuros e me deparei com a trombofilia. Fui ao médico e pedi para fazer os exames. Então, a princípio, deu que eu estava com a proteína S diminuída e com resistência a proteína C ativada. Resolvemos confirmar os resultados, sendo que deu negativo para a resistência a proteína C ativada e a proteína S está no limite da normalidade. Nestes novos exames, minha médica solicitou o MTHFR. O resultado deu que sou homozigoto mutante c677t do gene MTHFR. Estou pretendendo engravidar novamente o mais breve possível. Como deverá ser feito o tratamento? Grata, Karla

  19. Daiana disse:

    gostaria de saber qual a probabilidade do meu filho nascer com essa doença já que tenho trombofilia hereditária da Mutação do Fator V de Leiden, Mutação do gene da protrombina e deficiência de proteína C e S.

  20. Alaíze disse:

    Dr…sofri duas perdas (natimorto) duas gestações com as mesmas 26 semanas…recorri a um hematologista por indicação de meu médico ginecologista e acusou trombofilia aparentemente. Gostaria de sua opinião se devo tentar mais uma gestação e qual a porcentagem de risco…parei por conta com o anticoncepcional oral.

  21. Fabiana disse:

    Tenho 30 anos, casada a 8 anos, por causa do trabalho e do estudos havia planejado uma gravidez para o próximo ano, porém minha mãe teve trombose cerebral no ano passado e minha irmã trombose na perna há 2 anos, e assim sendo, meu ginecologista me encaminhou para um hematologista para realizar exames e pra resumir descobri há 2 meses que tenho deficiência de Proteína C (36%)… Fiz reposição de Vitamina K, mas o nível de Proteína C subiu apenas para 39%… estou repetindo os exames em outro laboratório para comparação, e hoje, devido aos riscos na gestação estou muito apreensiva. Gostei das informações do blog, achei válidas para o meu caso.

  22. Aline disse:

    Olá. estou grávida de três meses. Antes de engravidar a médica pediu exames pra saber se eu tinha problemas sanguíneos pois eu já perdi dois bbs ambos com menos de sete meses mas eu não consegui fazer os exames pois pelo SUS não faz e acabei engravidando sem querer pois não posso tomar anticoncepcional devido à pressão alta. Posso descobrir se tenho trombofilia ou outro problema sanguíneo e começar o tratamento sem riscos pro bb? Agradeço desde já pois minha médica só vai me atender daqui a um mês então gostaria de uma orientação.

  23. camila disse:

    Tenho deficiencia de proteina s, tive um avc com dezessete anos e hj tenho 26.Meu sonho é ser mae,mais medicos ja me disseram do risco que terei se acontecer.quero saber mais sobre o medicamento injetável que deve-se tomar todos os dias durante a gravidez para se evitar as trombofilias…

  24. juliana correa disse:

    Dra. Camila gostaria muito de tirar algumas dúvidas se possível.
    Sou portadora da mutação MTHRF 6C77T em heterozigose e A1298C em heterizigose. Venho usando enoxaparina 40mg/ dia e minha hemato falou que iria suspender 24 horas antes do parto, já meu obstetra disse que não iria interromper o anticoagulante e que por ser considerada uma gestação de risco faria cesárea.
    O que a Sra. orienta?? Desde já agradeço sua atenção!

  25. carla disse:

    oi a mais ou menos 2anos descobri que tenho trombofilia tenho uma filha de 5 anos mais queriamos ter mais um filho mais agora nao sei se posso ou nao pois o meu medico me passou que teria que toma heparina tds os dias mais o valor e muito alto tem outra alternativa e se eu nao puder comprar o governo tem como me formece mo meu caso eu tenho Deficiência de vitamina s sra que posso engravida tenho muito medo

  26. cinthya disse:

    meninas a injeção de heparina pode ser adquirida de graça, procurem a ministerio da saude da cidade de vcs! eu tenho trombofilia e estou com 17 semanas

  27. adriana oliveira disse:

    descobri esses dias que eu tenho essa doença trombofilia deficiençia de proteina s,ja tive 3 abortos consultava pelo sus e sempre me falavam que eu nao tinha nada que era espontaneo,dai minhas amigas me falaram pra mim pagar uma consulta particular…dai paguei e descobri que tenho tiroide e trombofilia,e quero muito ser mae,o que vc me diz…obrigado…

  28. ADRYANA OLIVEIRA disse:

    OI DR CAMILA EU ME CHAMO ADRYANA JA TIVE 3 ABORTOS E OS MEDICOS DO SUS ME FALAVAM QUE ERAM ESPONTANEOS MEUS ABORTOS SO ISSO E NAO DIZIAM MAIS NADA.ATE QUE UM DIA MINHA AMIGA ME ACONSELHOU A PAGAR UMA CONSULTA PARTICULAR COM A MEDICA DA FILHA DELA.
    FUI NA MEDICA E ELA PEDIU VARIOS EXAMES
    TO COM TIROIDE E TROMBOFILIA TO TRATANDO DA TIROIDE A TROMBOFILIA EU DESCOBRI QUE EU TINHA ESSA SEMANA QUANDO FUI LEVAR PRA MEDICA DO SANGUE VER.
    DAI A MEDICA DO SANGUE ME ESPLICOU BASTANTE COISAS,MAS ELA DISSE EU POSSO ENGRAVIDAR,MAS ASSIM QUE CONFIRMAR QUE EU ESTOU GRAVIDA TENHO QUE INICIAR ANTICOAGULAÇAO PROFILATICA COM ENOXAPARINA 40 MG/DIA OU HEPARINA NAO- FRACIONADA 10.000UI 12/12H A SER MANTINA POR TODA A MINHA GESTAÇAO E ATE 4 SEMANAS APOS O PARTO, MAS TEM MUITAS PESSSOAS QUE ME FALAM QUE EU POSSO MORRER NA MESA DO PARTO E AGORA EU TO COM MEDO…O QUE VC ME ACONSELHA CORRO RISCO NA GESTAÇAO E NO PARTO MESMO TOMANDO ESSAS INJEÇOES… AGUARDO SEU COMENTARIO.BEIJUSSS

    1. Bel disse:

      Oi!!! As chances são de 50% tive dois abortos tenho um menino de 4 anos e estou de 31 semanas. Tomei heparina 12/12h e agora estou tomando henoxaparina 40mg por dia e AAS. Tudo é o tamanho de nosso desejo. Tanta mulher saudável que do nada se foi… Se pensasse assim nunca teria filhos e meu Gustavo está aqui p provar que se esta escrito… Para Deus é possível!!! Boa Sorte.

  29. Jocélia BS disse:

    Olá Dra.
    Tenho um filho de 8 anos e foi td normal na gestação, só q depois dele não consegui mas levar as gestações adiante. Perdi 3, com 12, 20 e 24 semanas, e agora estou gravida novamente. o medico disse q iria levar a gravidez somente com ass. o que acha?????

  30. vilma disse:

    OLA DRA tenho 37 anos tenho 4 filho ano passado tive 3 aborto de 5 para 6 semanas cera que tenho probofília me ajude!!!!!!

  31. vilma disse:

    OLA DRA tenho 37 anos tenho 4 filho ano passado tive 3 aborto de 5 para 6 semanas cera que tenho trombofilia me ajude!!!!!!

  32. Stefanie Carvalho disse:

    Olá Doutora !
    Ao ler os comentários fiquei muito chateada de saber que acontece com tantas pessoas … Também perdi meu bebê , estava com 23 semanas e 2 dias . Foi tudo muito de repente. Fui ao HBH para fazer o US Morfológico e lá descobri que ele havia falecido . A dor de tê-lo perdido foi grande mas , acabou que quando induziam o parto meu organismo não respondia e fiquei com o bebê na barriga por mais 6 dias após seu falecimento e precisaram fazer cesária de urgência pois a cabeçinha dele havia ficado na minha barriga e o restante do corpinho já haviam retirado no parto normal … Após fazer a necropsia a minha Médica me informou o que havia acontecido e me falou da TROMBOFILIA, só ai que consegui entender o que realmente havia se passado …
    Quais são os exames para diagnóstico preciso da TROMBOFILIA? ( Não desejo passar isso novamente e o meu maior sonho é ser MÃE ! )
    Aguardo resposta.

  33. Ana Paula disse:

    Olá antes de ficar grávida estava me tratando com uma médica especialita em reprodução humana ( pois estava tentando engravidar há anos) e nesse meio tempo recebi uma benção e engravidei.Por telefone a médica me receitou o uso de clexane até a 13 semana de gestação. Como essa Dra não realiza pré natal, ela me indicou uma outra médica que estranhou o fato de a medicação ter sido passada somente até a 13 semana e não a gestação toda. Estou com 11 semanas e com consulta marcada na primeira médica para ela suspender o uso das injeções. Ah! E essa primeira médica informou que no meu caso só tenho que tomar até esse período pois minha pre disposição a trombofilia é a mais leve ( mutações C677T e A1298C ambas em heterozigose). Estou com receio de suspender a medicação!!!! Confio nas duas, mas não sei o que fazer! Se alguém puder me dar uma luz, agradeço!!!!

    1. Daiane F. disse:

      Oi. Tenho o mesmo tipo de mutação que você, te aconselho a procurar outro hematologista, pois isso está muito estranho. Já perdi uma preciosa filha com 27 semanas, estou grávida de 22,já tomando AAS desde antes da gestação e heparina 40mg 2 vezes ao dia até anteontem, já começou a complicar e tive que trocar para enoxoparina 60mg ( versa), não é tão simples assim, melhor ficar de olho.

      1. Priscila Fernandes disse:

        Ola Daiane, estava hje pesquisando sobre a dose da clexane e li seu caso…
        Eu tenho a mutação HTHFR C677T heterozigoto e estou com 11 semanas de gestação, tomando somalgin cardio de 81 e clexane de 40mg uma x ao dia… porem, minha medica quer mudar para 2 x ao dia… Estou c muito medo… e vi q vc tomou essa dose. Queria entender e ter exemplos de outros casos antes de começar a segunda injeção.
        Desculpa te abordar, mas eu estou preocupada e querendo entender…
        Obrigada.

        1. DaianeF. disse:

          Oi Priscila, só vi sua mensagem hoje. Infelizmente mesmo com clexane 80mg mais AAs minha filha nasceu dia 18 de maio com apenas 650gr e infelizmente faleceu 5 dias depois.

  34. Genianne disse:

    Eu tive 02 abortos espontâneos, um com 07 e outro com 06 semanas. Fiz investigação para trombofilia e deu deficiência de proteína S. Estou grávida de 05 semanas e 04 dias, em uso de AAS, Natele e heparina. Gostaria de saber se é necessária a suplementação de cálcio. Qual a função do cálcio neste caso?

  35. roseli veiga disse:

    Boa tarde tenho 32 anos tive 2 abortos, meu ginecologista passou clexane 40mg para gestação, mas tenho duvidas se poderia tomar antes, de engravidar, pois tenho Anti TPO, muita defesa em meu organismo, gostaria muito de saber?

  36. Isabela disse:

    Olá Dra.
    Nao sei se esta relacionado com o assunto acima, mas tive uma pre eclampsia, estava gravida de 26 semanas, meu bebe nao resistiu, depois e 3 dias ele foi a óbito. Quero muito engravidar de novo, mas tenho muito medo. Quanto tempo devo esperar ? Fui ao medico essa semana e ele nao me pediu nenhum exame de sangue para saber se tenho algum problema, apenas fez o preventivo, isso é normal?

  37. Márcia disse:

    Olá,
    Tenho trombofilia e já tive duas perdas gestacionais, hoje estou com 15 semanas porém, minhas taxas de TGO,TGP deram bastante elevadas e minha hemato solicitou que suspendesse o uso da heparina por 15 dias para repetir os exames. Só que, estou muito preocupada pois já comecei a sentir cólicas. Estou correndo riscos ?

  38. silvana dos santos gomes disse:

    olà,Tenho a sindromi da saaf, tive um aborto com 11 semanas e um natimorto com 24 semanas sofri muito mais nao sabia o que tinha, procurei ivestigar e descobrir que tenho a saaf, comecei o tratamento hoje estou gravida de 23 semanas faco uso de clexane de 40mg e aas infantil gracas a deus minha gravidez esta indo muito bem mas vou ter que fazer uma cesariana com 37 semanas para evitar algumas complicacoes no final so isso que mim deixa um pouco preucupada,mais acredito em deus que vai dar tudo certo.

  39. Karla disse:

    Olá Dra.!
    Como é triste ver tantas mãezinhas apreensivas assim como eu!
    Há 09 anos tive minha filha e quando estava com aproximadamente 03 anos, tive uma trombose no braço e somente após esse susto fui descobrir que tenho mutação no gene da protombina. Hoje, meu sonho é engravidar novamente, mas tenho muito medo. O que pode acontecer com o bebê? e comigo? qual o tipo de parto seria o mais indicado? o medicamento seria apenas injetável ou há oral também? Desde já agradeço.

  40. Priscila disse:

    Quais são os exames mais precisos para investigação de trombofilia? Havendo um único episódio de trombose o uso do clexane 40 durante a gestação é arriscado para o bebê?

  41. Thais disse:

    Olá Dra.!
    Eu tive TVP há tres anos, hoje gostaria mto de engravidar. Mas, tenho a mutação do Fator de Leiden, estou muito preocupada com que ando vendo na internet. No entanto, ao ler seu post, me tranquilizou. Estou fazendo tratamento com minha Vascular e com a GO. Meu medo é ter acontecer alguma coisa com o bebe. Vou seguir todas as recomendações médicas para que nada acontece nem com ele e nem comigo.

  42. ALINE DALVANA disse:

    Bom Dia Dra.
    Já tive três abortos,fui orientada a procurar uma hematologista, ela me pediu alguns exames,e um deles o resutado foi Mutado Homozigoto o exame é (Detecção das Mutações C677T e A1298C no Gene MTHFR)e ela me disse que eu tenho trombofilia preciso fazer algum outro para ter certeza ou somente este basta para o diagnostico?

  43. Brenda Sales disse:

    Dra,após 3 abortos e vários exames específicos de genética e de hemato meu e de meu esposo,o único que deu resultado anormal foi a proteína C,muito abaixo do mínimo,isso pode ser as causas dos abortos? Existe tratamento e é seguro?

  44. aretah disse:

    Ola fiz uma histeroscopia cirurgica para retrar um mioma como ele estava grande foi retirado uma boa parte qdo voltei da anestesia senti uma dor na perna esquerda fiz exames e foi contatado q tenho duas veias uma esta normal e a outra com trombose estou tomando marevan mas a pergunta é posso engtavidar?

  45. Erica Terra disse:

    Dra. Fiz uma FIV recentemente, mas não deu certo, ainda que os embriões estivessem todos sáudáveis. Nos exames foi detectado que tenho a Mutação C677T. Pesquisei sobre o assunto na época e questionei a médica que fez a FIV. Ela disse que o exame não significava que eu teria trombofilia, que poderia ser que sim ou que não. Minha dúvida é: ela não teria que prescrever estas injeções logo após a FIV? Nas minhas pesquisas, percebi que a maioria dos abortos ocorrem por esta doença. Outra coisa, já fiz inúmeros tratamento e não consigo engravidar, a única alteração nos exames foi esta. Pode ter alguma relação? Devo procurar médico geneticista ou vascular?
    Obrigada
    Erica

  46. KAREM disse:

    BOA TARDE!Tenho 25 anos e já tive 03 abortos.tenho MTHFR homozigoto mutante.Estou pretendendo engravidar novamente e a médica passou clexane 60 mg durante toda a gravidez.
    Gostaria de saber qual a chance de dar certo??
    Obrigada

  47. Gabriela Rodrigues disse:

    Olá, me chamo Gabriela, tenho sindrome de Budd- Chiari tive trombose por causa da sindrome e estou gravida de 10 semanas, faço uso de clexane 60 mg e minha gravides é de alto risco, gostaria de saber mais sobre as chances da gestação ir ou não pra frente, pois nem minha medica hematologista e nem o ginecolosgista garantem nada. Obrigada.

  48. elzi ferreira disse:

    boa noite.tenho 33 anos e sou cardíaca. fiz troca de válvulas. apesar de muito tempo de cirurgia(desde 98)ainda penso se não conseguiria manter uma gravides. descobri que poderia tomar o clexane pois tomo o marevam que não poderia se tivesse gravida. gostaria de saber se há chances de dar certo se há muito risco.

  49. josiane disse:

    olha mulheres eu nao tenho essa doenca mais acompanhei a gestacao de uma colega que ja tinha trombose desde crianca a gestacao é de alto risco e nao se enganem com pessoas dizendo que pode engraviar que vai dar certo pois nao VAI minha colega teve seu bebe com 40 semanas de parto cesaria e apos o parto deu 3 parada cardiaca hemorragia interna passou por outra cirurgia para tentarem parar os rompimentos de veia mais infelizmente ela faleceu no mesmo dia e ela so tinha 22 anos entao pensem bem antes de colocar a vida em risco . quer ser mae ADOTE tem muita crianca precisando de mae no mundo

  50. geliane disse:

    Tive minha primeira gestação com 14 anos e minha segunda com 17 e foram gravidez normais agora recentemente engravidei novamente e perdí meu bb, daí descobri que tenho deficiencia de proteina S, e quero engravidar novamente, queria muito que me ajudasse me orientando Dra. Camila.

  51. Camila disse:

    Dra. Boa tarde
    Sou homozigoto em Mthfr C 677t estou gestante…. Porém faço uso de Clexane 40mg desde o início. Há algum exame que tenho que fazer durante a gravidez ou apenas os a ompanhementoe ginecológicos?
    At.,

    1. Fernanda Floret disse:

      Camila, a Dra. não está mais respondendo as dúvidas dos comentários. Obrigada.

  52. tata disse:

    O lá. Tenho um filho de 2 anos. O unico problema que tive na gravidez dele foi um pequeno descolamento em torno de 7 semanas. Nasceu saudável e a termo. Estou tentando engravidar novamente e tive 2 abortos espontâneos. Um com 5 e outro com 6 ou 7s. Posso ter trombofia?

  53. ana paula disse:

    Ola … estou com 27 semanas e descobri que tenho tromboflebite … se formou um coagulo na minh perna esquerda … o medico me orientou fazer compresssa de agua quente … gel trombofob e repouso com as pernas para cima … quais os riscos que eu e a minha bebe corremos…. poder der que ela nasça prematura ??? Corro o risco de perde la ??? Estou perdida e com medo …

  54. Jenifer Lançarin disse:

    Olá, tive trombose e uma embolia pulmonar a 4 anos,com apenas 21 anos, começo do ano engravidei e perdi de 6 semanas, apos 4 meses acabei engravidando novamente, descobri de 16 semanas, fiz acompanhamento, aplicava heparina de 12h em 12h(Que com uma solicitação médica consegui pelo SUS) tudo certinho, com 26 semanas por um período tive placenta baixa, q com o tempo passou, mas por segurança comecei a fazer ecografias semanais com doppler por controle devido ao meu problema no passado e ate as injeções para acelerar o desenvolvimento dos pulmoezinhos. Estava tudo otimo indo muito bem… ate que com 34 semanas minha bb começou a ganhar pouco peso(40g) na outra semana também (120g)… por essas duas ocasiões minha GO foi comunicada e aconselhada a antecipar o parto mas ela optou por prosseguir com a gestação… No dia 16 de dezembro completando minha 36 semana em mais uma eco descobri que minha bb estava sem batimentos… Infelizmente ela faleceu, nao se sabe o motivo ainda, mas alem de um bom hemato ou um bom vascular escolham bem o(a) GO pois a minha havia sido avisada pra dar uma atenção maior e ela nao deu bola. Nao e facil a gestação vai inspira cuidados, mas e possível. Se cerquem de bons profissionais pq eu garanto que a dor dessa perca com 36 semanas e inexplicável, torturante parece q esmagam todos os dias o coração da gente, parece q tudo perde o sentido, dizem q vai amenizar, se isso acontecer vou tentar novamente…

    1. mariana disse:

      Ola jenifer, sinto muito pela sua perda e por tudo q passou, eu tive trombose e embolia pulmonar a 6 meses e ainda estou em tratamento, e esta correndo bem, tenho 27 anos. Tive trombose por conta do anticoncepcional, na epoca minha GO, nao queria me dar, pq ja tinha historico familiar de trombose e eu passei com o vascular e ele me liberou e so assim ela me passou, acabei tendo os dois por conta do remedio, mas na investigaçao do hematologista nao tenho nenhum fator genetivo q ajuda na formaçao de trombos, eu penso em engravidar futuramante daqui uns 2 anos, mas tenho muito medo, ja passei por tanto quanto descobri a trombose e a embolia, que tenho medo de tudo agora, apesar q esta rescente, mas tenho medo. Minha GO, falou q e uma gravidez de alto risco. Mas com os cuidados devidos tudo pode ir bem, mas antes de engravidar devo começar o tratamento. Mas mesmo assim tenho muito medo por mim e pelo bebezinho.

  55. Silvana rk disse:

    Estou grávida de 6 semanas e descobri q tenho atividade de antitrombina III de 66% porém proteína s e cardiolipinas normais, preciso usar anticoagulante?

  56. katia disse:

    Olá sou Kátia tive uma trombose na virilha 2 anos,estou gravida de 19 semanas faço uso de clexane 40 mg,estou preocupado com o meu parto …vou ganhar com plantonista ,estou como medo queria saber sobre anestesia mais usada na hora do parto?e com quanto tempo eu paro de tomar o clexane? Porque o medico que estar me atendendo ginecologia diz que tenho que parar com 34 semanas de gestação….o meu vascular diz com 24 horas antes estou preocupado?

  57. Andreia Lima disse:

    Bom dia Dra., tive dois abortos retidos no ultimo ano as 6-7 semanas, tenho 29 anos, após realizar exames os unicos valores alterados foram:

    O resultado da Proteina S Total (Funcional) 42.9% sendo que o resultado anterior foi de 47.7% (valores de referência: 59-118).

    O resultado da Proteina S Livre (Antigénica) foi de 74% (valores de referência: 71-113).

    Estes valores são suficientes para explicar os dois abortos?

    Obrigada,
    Andreia

  58. Lú Reis disse:

    Olá meninas, tenho 36 anos e estou na 23º semana de gestação,tenho trombofilia positiva para fator V lieden,é a minha 1º gestação não tenho histórico de aborto,tive trombose, trombos intracardíacos e tep(trombose no pulmão) em 2007,e isso voltou estou com tep Crônico, sou casada há á seis anos e já tinha desistido de engravidar,é tanto que só me dei conta que estava gravida na 17º semana, e meu bebe está bem,e vai continuar, estou em uso de clexanee vou continua usando atê dois meses após o parto, o meu bebe está com peso e tamanho ideal para idade, mas mesmo assim estou apavorada, gostaria de saber se uma vc’s conhece alguém que conseguiu levar a gravides atê o final e o bebe está bem?? e vc como se sente, sem mais bejks a tds e força,Deus está no comando.

  59. renilda maria da silva disse:

    boa noite DRA CAMILA a 9 meses atrás eu perdi uma gestação de 6 meses, ai então eu fiz os exames mais específicos para saber se eu podería ter tido trombofilia só que o resultado deu negativo, más já a proteina s funcional esta mt baixa inferior a 10 , a senhora poderia me disser o que fazer? qual medicamento posso tomar para repor essa proteína ? mt obrigada

    1. Gi disse:

      Gabi, o Clexane é entregue gratuitamente nos postos de saúde de São Paulo (é só levar a receita médica e a carteirinha do SUS), não se trata de remédio de alto custo, embora seja muito caro. Tente no posto de saúde da sua cidade.

  60. Gabi disse:

    Bom dia a todos, foi diagnosticado Trombofilia hereditaria e estou de 3 meses, a médica me passou CLEXANE 40mg porém é muito caro e aqui na minha cidade São caetano do Sul – SP não consigo pela farmácia de alto custo, pesquisei em varias farmácias da prefeitura e não encontrei, me ajudem onde posso encontrar o medicamento pela prefeitura?
    bjs e obrigada.

    1. DANIELA disse:

      Tem no hospital Athrur Saboya no Jabaquara

  61. Gi disse:

    Boa noite, Dr Camila, no dia 18/11/14 perdi meu bebe com 38 semanas o resultado do exame deu trombose placentária, nunca tinha ouvido falar, estou inconformada não consigo aceitar tudo isso, minha vida virou de cabeça pra baixo. Procurei uma hematologista para fazer uma pesquisa e o resultado deu C677T -Heterozigoto e A1298C negativo – Homozigoto selvagem, ainda não mostrei os resultado, estou muito confusa porque tenho uma menina de 4 anos perfeita e agora que descobri isso como vou ter mais um bebe, será que vou correr risco de engravidar novamente estou com muito medo, me ajude.

    1. ANA disse:

      Oi, perdi meu filho com 38 semanas também. Tem um mês, ainda não acredito que isso aconteceu… Quanto tempo depois do parto que você fez os exames para investigar a trombofilia?

  62. Michele Souza disse:

    Tenho 31 anos e já tive dois abortos antes no primeiro trimestre da gestação. Fiz alguns exames e foi diagnosticado carência na Proteína S. Além disso tenho endometriose e por conta disso precisei retirar o ovário e trompa direita. Apesar de tudo isso desejo ser mãe. Os médicos dizem que há a possibilidade. Mas o que mais me desanima é a questão da carência da Proteína S, pois parece ser bem arriscado. Um dos médicos disse que deveria tomar uma injeção diária quando fosse constatada uma nova gravidez. Pelo que já pesquisei confesso que fiquei bastante assustada. Até porque na minha família tem casos de trombose.

  63. priscilla disse:

    Descobri que tenho SAAF há uns 7 meses, comprei um teste de farmácia hoje (03/03) e deu positivo, só que tomo marevan e plavix e minha consulta com o ginecologista e hemato é dis 25/03, o que eu faço continuo com a medicação ou paro tudo.

  64. Ariádina disse:

    Dra. Camila Takase

    Eu tenho um filho de 8 anos que tive quando tinha 21 anos de idade. Hoje tenho 29 anos e em 2013 tentei engravidar novamente, tive meu primeiro aborto, após alguns meses tentei novamente e em 2014 tive meu segundo aborto, os dois foram nas primeiras semanas de gestação.
    Meu médico pediu alguns exames específicos e acabei descobrindo que tenho Trombofilia em um único gene,não lembro em qual no momento. Todos os outros exames deram normal.
    O meu médico não me deu nenhum medicamento para tomar antes da gestação somente se eu engravidar terei que entrar com heparina.
    Estou tentando a mais ou menos uns 4 meses e ainda não consegui engravidar.
    Não faço ainda uso nem de AAS.
    Alguém teve ou tem dificuldade para engravidar após descobrir a doença?

  65. Ana Almeida disse:

    Dra Camilo, Boa tarde! Na tentativa de buscar conhecimento encontrei seu post. Estou muito insegura e não sei em quais profissionais recorrer …. Sofri um aborto a 4 meses atrás. …fiquei sem chão. …muito mal mesmo pois era muito querido e planejado…. Durante o processo do aborto minha obstetra pediu inúmeros exames sendo 1 para detectar tendência a trombose …..Nos exames apareceu Heterozigose para trombofilia….. Estou com 38 anos e vejo meu tempo se esgotar….Após o aborto estou tendo várias atrações vasculares q antes eu não tinha…..por favor, solicito uma orientação pois a angústia e o medo está enorme….Não sei em quem confiar….Quais especialistas recorrer…..
    Muito obrigada pela atenção
    Ana

    1. Francine Gomes Maggi disse:

      Boa Noite Ana,

      Me identifiquei muito com o seu caso. Tenho 37 anos e também ja perdi 2 bbs. Gostaria de conversar com vc.

      Obrigada,

      Francine

  66. Daiani disse:

    Boa noite Dr.Camila
    Em 2011 descobri que tinha ovarios policistico então comecei um tratamento com indutor de ovulação para engravidar.Engravidei se gêmeos dois meninos só que com 17 semanas tive um aborto e perdi os dois depois de dois anos sem tratamento engravidei denovo mais era uma gravidez anembrionaria sem feto.E seis meses depois sem nenhum tratamento denovo lá estava meu positivo só que com pito semanas perdi, foi aí que minha médica pediu vários exames para envestigar em um dos exames deu alteração no gene c677t mthfr homozigoto então minha médica me encaminhou pra hematogista que pediu para eu realizar todos os exames novamente só que o mesmo exemplo que tinha dado alterado 6 meses depois deu negativo isso pode acontecer.

  67. andreia camargo disse:

    ola tive tres aborto a primera gravidez cheguei ate 4 meses nao tinha liquido aminiotico ai perdi,depois tive mais duas gestaçoes a segunda perdi com 1 mes de gestaçao a terceira com uma semana .entao resolvi investigar as causas das perdas foi onde descobri que falta de vitaminas e trombofilia.entao o medico receitou versa 40 uma vez ao dia depois que tiver positivo e vitaminas ate o final da gestaçao.queria saber se fazendo o tratamento realmente consigo ter o meu bebe,quero muito ser mae.se puder me ajudar agradeço.nao engravidei ainda.

  68. Simone melo disse:

    Perdi 3 bebes no mesmo período, 6 mês fiz todos exames não deu nada, tenho pressão alta crônicas. Qual tratamento adequado devo fazer, e se eu corro risco dr perder se eu fizer um tratamento antes. Preciso de ajudava.

  69. Bianca Esteves disse:

    Olá! Esse ano tive 2 abortos espontaneos precoces, vou fazer os exames para saber se tenho essa trombose placentaria. Estou com medo, pois se tiver o tratamento é caro?

  70. Elaine yamanaka disse:

    Olá ! Na minha primeira gestacao tive um aborto espontâneo com 8 semanas , foi muito triste mas passou ! Depois descobri que tinha deficiência na proteína s , na minha segunda gestacao tomei eparina de 12~12 horas e tudo ocorreu bem graças as DEUS hoje meu filho já esta com 1 ano e 6 meses ,e eu estou gravida novamente de 31 semanas ,continuo tomando eparina de 12~12 horas e esta correndo tudo graças a DEUS !

    1. Vc usou e usa de 12 em 12hr aspirina ou heparina? Se for aspirina (AAS), me anima muito, pois a heparina é muito caro! Obg. disse:

      Vc usou e usa aspirina ou heparina??? Pois se for aspirina (AAS), me anima muito, pois a heparina é muito caro! Obg.

  71. Luciene disse:

    Olá, meninas!
    Estou com 8 semanas e meia últimos resultados de Proteína S deram 25%, 65% e 50%.
    Meu hematologista prescreveu Clexane 40mg e 01 comprimido de AS infantil por dia.
    Alguém já tomou AS junto com o Clexane?

  72. Day disse:

    Oi Boa tarde…estou com 13 semanas, faço uso de clexane, somalgin cardio, ácido folico, materna minha dúvida sobre uso de cálcio, meu medico não me receitou disse q n era necessário, mas fico na dúvida pois já vi relatos que clexane tira um pouco do cálcio do organismo. .o q eu faço?

    1. Fernanda Floret disse:

      Day, a Dra. Camila não participa mais do nosso blog. Melhor você conversar com o seu médico. Beijos

  73. Mineia disse:

    Dr. Tive tpv no membro inferior esquerdo quando tinha 24 anos, quando engravidei aos 29 anos tive outra trobose na mesma veia, estou com39 anos estou gravida de quase 8 meses, usando clexane desde o segundo mês, gostaria de saber se posso fazer parto cessaria por indicação médica e ligar as trompas.

    1. Fernanda Floret disse:

      Mineia, a Dra. Camila não participa mais do nosso blog. Obrigada

  74. Priscila disse:

    Olá boaa tarde, gostei muito do artigo, e gostaria de expor o meu caso… Sou Mãe, mas meu Filho é falecido, suspeitamos que eu sou trombofilica quando estava gestante de 25 semanas… Fui medicada até as 33semanas quando ele nasceu, por infelicidade minha ele teve complicações e veio a falecer. Só Deus para consolar e dar paciência ao meu coração! Fiz exames e realmente sou trombofilica. Hj estou gestante de uma Menina estamos com 35 semanas, ela já pesa seus 2.609kg graças a Deus tem dado tudo certo. Porém meu Médico acha interessante Ela nascer daqui alguns dias, 36 e 4 dias… Porém tenho um pouco de medo da prematuridade ou dela precisar de cuidados especiais, será que ela já está preparada?? Ou seria um risco esperar mais uma semana??

    1. Fernanda Floret disse:

      Priscila, a Dra. não responde mais aqui no blog. Melhor você conversar com o seu médico. Beijos

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado



Um pouco sobre

Fernanda Floret


  • Look para passear no clube hoje Todos prontos vamos! MundodoNicolasFhellip
  • Na semana mundial de aleitamento materno quero convidar quem aindahellip
  • De repente parece que meu dia s tem 10h ehellip
  • Eu s comecei agora a pensar no batizado do Nicolashellip