Sinais e Sintomas de Gravidez

Por: Dra. Camila Takase

Atraso menstrual, dores nas mamas, sono, enjoos… Ops! Acho que estou grávida!!!

Apartir do momento que o espermatozóide fecunda o óvulo, surge o embrião, que começa a crescer e se desenvolver, provocando inúmeras transformações no organismo materno. Aqui vou destacar as principais delas:

Enjoos e vômitos: considerados os sintomas mais típicos do início da gravidez, acontecem pelo   aumento da progesterona (principal hormônio da gravidez). Esse hormônio provoca um relaxamento da musculatura do aparelho digestivo, dificultando assim a digestão e o esvaziamento gástrico. No final da gravidez, como o útero já ocupa quase todo o espaço do abdome, o estômago fica  cada vez mais “apertado”, ocasionando novamente os enjoos, azia e refluxo. Uma dieta fracionada, ou seja, em pequenas quantidades e várias vezes ao dia, ajuda a melhorar esses sintomas.

As mamas ficam mais sensíveis e inchadas, os mamilos escurecem e a aréola fica mais saliente. Tudo isso para preparar o corpo para a amamentação!

Manchas escuras em região de face (cloasma gravídico) e de abdome (linha nigra) podem aparecer devido ao aumento dos hormônios. Geralmente desaparecem após o parto mas em alguns casos podem persistir. É muito importante abusar do protetor solar nessas regiões!!

A gestante fica também mais sonolenta e cansada pois o organismo materno está totalmente voltado para o desenvolvimento e crescimento do feto, restando assim pouca energia para as atividades habituais da futura mamãe. Uma alimentação equilibrada e boas horas de sono são essenciais neste momento!

Dores tipo cólicas podem ocorrer no início da gravidez devido ao crescimento uterino. Essas dores variam de intensidade e localização de acordo com o período da gestação.

Dores na virilha e raíz da coxa podem ser frequentes apartir da 25ª semana devido ao peso do bebê. Para sustentar esse peso, a coluna materna fica mais arqueada para trás, sendo comum sentir também dores na região lombar. Exercícios para fortalecer a musculatura lombar e uso de analgésicos podem ser necessários nessa fase.

Apartir do terceito trimestre, a circulação sanguínea fica mais “lenta”,  ocasionando inchaço e dores nas pernas. Podem surgir dores articulares também devido ao acúmulo de líquido nas articulações. O uso de meias elásticas, drenagem linfática e repouso auxiliam a melhorar esses sintomas.

Falta de ar no final da gestação também é uma queixa frequente e ocorre pois o aumento do útero dificulta a expansão pulmonar. Gestantes devem evitar esforços físicos intensos neste período.

Atenção: sempre que os sintomas aparecerem de forma muito intensa ou em excesso, seu médico deverá ser informado. É importante avaliar se não há nenhuma outra causa ou doença associada que possa estar ocasionando esses sintomas.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE