Os mitos da alimentação infantil | Amamentação

Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.

Como profissional da saúde, vejo um bombardeio de informações que mais poderiam ser chamadas “desinformações”. Ainda mais quando o assunto é nutrição. Junte isso com outro tema relevante: a maternidade. Pronto, temos a receita para o desespero feminino: a (má) alimentação do seu filho. Já começo indicando um pediatra que amo de paixão: Carlos Gonzalez. Mães, leiam.

Bem, os mitos têm início na gestação, mas vamos pular para a amamentação. Essas lendas tem a incrível capacidade de deixar as mulheres com a auto estima um tanto quanto abalada, quer ver?

– Bebê deve mamar efetivamente por 15 minutos. Esse tempo deve cair para 7 minutos quando o bebê fica mais velho;

– Bebê mama em um intervalo de 3 em 3 horas;

– Bebê que mama, dorme bem.

Pergunto: você come todos os dias, efetivamente, na mesma velocidade? Você come a cada 3 horas? Recusa a bolacha do café porque não tem 3 horas que comeu uma fruta? É regra, todas as vezes que você dormiu bem foi porque comeu bem?

Por que deveria ser diferente com uma criatura de dias de vida? Mães, no estômago do bebê mal cabe 50ml de líquido! Leite materno é riquíssimo em gordura, nutrientes e é concentrado, principalmente o leite do final da mamada.

Não existe nenhum estudo científico que comprove qualquer uma dessas afirmações. Isso mesmo. Não existe. Se o seu bebê mama a cada hora e isso para você é muito difícil, entenda, não há nada de errado com ele ou com você. Ele não é “imperfeito” por não mamar a cada três horas ou você ineficaz. Ou seu leite não é nutritivo. Nada disso. Essa é apenas a dinâmica dele. E você pode escolher se quer ou não.

Quero deixar claro que defendo a amamentação exclusiva e acredito que a mulher deva ter uma rede de apoio que a conforte, informe e ajude na louça da casa! Mas existem mulheres que simplesmente, por mil razões, aderem e preferem o aleitamento artificial. Elas também são mães e devem ser respeitadas.

Mas como sei que o meu filho está bem nutrido? Bem, ele está crescendo? Engordando? A velocidade varia, pode ser que eventualmente estacione, mas ele está bem, certo? Então siga tranquila.

Informe-se em fontes confiáveis. Visite o pediatra na frequência determinada e, o mais importante, confie. Qualquer sinal de que algo não vai bem, não titubeie em buscar ajuda profissional. Temos nutricionistas, enfermeiras, consultoras de amamentação, fonoaudiólogas e pediatras. Vale a que você se sente mais confortável.

No próximo post, os mitos da introdução alimentar!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE