Mamãe em Forma

Por: Carina Rosin e Gizele Monteiro

Muitos mitos rodeiam a gravidez de uma mulher, e muito mais quando se trata de exercícios físicos durante esta fase tão importante e mágica de uma mulher. Durante a gestação, a atividade física moderada é recomendada e muito benéfica tanto para a mãe como para o bebê.

Antigamente só se falava em hidroginástica e caminhada para as gestantes. Mas tanto as pesquisas quanto a especialização dos profissionais mostram que é possível montar um programa de exercícios que incluencie no fortalecimento muscular com carga e intensidade leve-moderadas, combinado com exercícios específicos para preparação do assoalho pélvico, exercícios posturais, de alongamento e ainda de relaxamento e respiração. Essas necessidades da gravidez não são atendidas com programas e exercícios comuns.

Durante a gravidez, a mudança do centro de gravidade leva a uma nova e maior exigência da musculatura que envolve a coluna vertebral, e com isso surgem as famosas dores nas costas. Somadas à essas alterações temos também o peso das mamas que leva ombros e parte superior do tronco para frente. Isto pode promover sensibilidade no pescoço, braços e ombros, além da região das costas também. Por isso é tão importante o fortalecimento muscular e do alongamento de toda essa região.

A prática de exercícios durante os nove meses de gravidez deve visar a preparação do corpo da mãe para o parto, o pós parto e os primeiros meses após o nascimento do bebê. Com todo o corpo forte, a mãe estará mais preparada para os cuidados com o bebê, sua locomoção será mais fácil (com o barrigão), pernas e braços resistentes para carregar o filho, além de melhorar a disposição, a auto estima e a percepção corporal.

Essa percepção corporal mais a condição física melhorada podem auxiliar muito no momento do parto, afinal o trabalho de parte é bem desgastante fisicamente. Mas o mais importante nisso tudo é o acompanhamento de um profissional especializado, chamado hoje, Personal Gestante, que juntamente com o médico acompanharão a saúde e bem estar da gestante. Nenhuma mulher é igual à outra, muito menos uma gestação, por isso estes profissionais serão mais do que aliados, serão eles os responsáveis por toda a evolução deste programa.

Por isso convido vocês mamães e futuras mamães a conhecerem o programa feito sob medida para vocês chegarem lindas e muito bem dispostas na hora do parto, o Mamãe em Forma. Porque gerar uma vida é maravilhoso, incomparável e o fim de tudo isso só poderia ter este nome: dar a luz!!!

O programa Mamãe em Forma buscou o que há de melhor no Brasil para atender suas mamães, sendo um programa licenciado e usando a marca (selo) Mais Vida Gestantes. O método Mais Vida Gestantes foi idealizado pela professora Gizele Monteiro, que tem mestrado pela UNIFESP, estudando nesse período os efeitos do exercício na gravidez. Tem sido responsável por levar ao mercado o conceito do Personal Gestante e hoje o método já se encontra em várias capitais brasileiras e na Europa, sendo implantado em Portugal. Contato: carina.rosin@gmail.com

 

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE