Mãe Empreendedora | Entrevista com a Petit4You

A paixão pelo universo da moda já fazia parte da trajetória profissional da Paula Mendes. Depois de se formar na área, em Milão, de fundar uma marca de roupas com uma amiga e de trabalhar como assistente de estilo da celebrada estilista Emmanuelle Junqueira, Paula enfrentou outra novidade determinante para sua vida e sua carreira: a gravidez da primeira filha. Ela largou o emprego para curtir a Sophia e, com a chegada do segundo bebê, o Joaquim, a ideia da marca Petit4You começou a tomar forma.

Quando o Joaquim nasceu, passei a pensar em criar modelos de bolsas diferentes, que não existiam no mercado infantil”, conta a criativa. A proposta evoluiu e, hoje, sua empresa oferece não somente bolsas personalizadas, como lancheiras, necessaires e organizadores de carrinhos – todos com estética e acabamentos diferenciados. Confira, a seguir, relatos da trajetória da mãe-empreendedora.

Você trabalhou com moda bastante tempo?
Quando terminei a faculdade de publicidade, fui fazer uma pós-graduação em moda no Instituto Marangoni, em Milāo. Voltando para o Brasil, montei uma marca de roupas com uma amiga, em Uberaba, que durou 2 anos. Logo conheci meu marido e voltei a morar em São Paulo, e, quando estava fazendo meu vestido de noiva com a Emannuelle Junqueira, ela me chamou para ser sua assistente de estilo. Durante a gravidez da Sophia, decidi dar um tempo na minha carreira e ficar apenas produzindo peças para minhas amigas! Me dediquei aos meus filhos por 5 anos para participar da vida deles. Quando o Joaquim nasceu, começou a surgir a ideia de criar modelos de bolsas diferentes, que não existiam no mercado infantil!

Como, quando e por que decidiu mudar para o universo infantil e fundar sua marca própria? Já sentia esse desejo empreendedor dentro de você há tempos?
Durante a gravidez do Joaquim, despertou em mim esse desejo de fazer algo que eu não encontrava no mercado: malas e bolsas com design e estampas modernas, sem temas marcados e que não fossem de uma cor só! Achei que era hora de voltar a fazer algo que me realizasse profissionalmente , pois como mãe eu já tinha me realizado! Acho que tudo aconteceu no tempo certo, pois eu estava mais madura e confiante!

Cuidar do trabalho e dos filhos envolve sacrifícios, certo? Como concilia as responsabilidades?
Aprendi que não posso misturar trabalho com filhos. Aluguei um espaço para que eu pudesse sair de casa! Outra coisa que aprendi é que, quando estou trabalhando, vou estar em falta com meus filhos e, quando estou com meus filhos, meu trabalho também fica de lado! Nāo tem como ficar 100% dedicada aos filhos e trabalho, e a mesma coisa acontece com o marido e com a casa.

Ser dona do próprio negócio te permite passar mais tempo com seus filhos?
Permite ter mais responsabilidade isso sim! Tento dividir meu tempo não ficar em falta com ninguém!

Você mesma coloca a mão na massa ou tem um time de designers?
Tenho ajuda da designer de estampa, que transforma minhas ideias em realidade e da fábrica, que realiza a modelagem da peça.

Qual é seu produto favorito da marca e por que?
Gosto de todos! Meu favorito é a mochila. Amo o design dela e uso bastante!

Você vende somente via e-commerce, certo?
Não, tenho um ateliê, onde atendo com hora marcada, que fica na Vila Nova Conceição.

Seus produtos são criados de acordo com uma necessidade que você sente na sua própria casa? Digo, o que te inspira a criar?
Sim! Quando estou criando, tento fazer um produto que facilite a vida da mãe. Gosto da qualidade, do acabamento e de que a mãe sinta que ela precisa desse produto, por ser prático e bonito! Estou sempre preocupada em fazer cada vez melhor! Tento me superar em cada coleção!

Em termos financeiros, foi preciso um investimento, um plano, estudar o mercado? O retorno já é satisfatório?
O investimento foi pouco… O crescimento foi gradativo: o dinheiro que eu ganhava, usava para comprar material, não tirava nada para mim! Até hoje a Petit4you gira com seu próprio dinheiro, sem muitas retiradas…

Você tem um olhar estético bem apurado, moderno, clean e colorido. Como desenvolveu?
Quando estudei na Itália aprendi a fazer pesquisa, muita pesquisa! Busco sempre referências de design, de cores e de estampas.

Qual a dica para o sucesso que você daria para sua melhor amiga?
Paciência e persistência.

(11) 98199-6454 | petit4youdesignforkids@gmail.com
http://www.petit4you.net/

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE