Festa Infantil | Il Primo Compleanno D’Angelina

Eu já sabia que essa festa iria acontecer, sabia do tema e sabia que estavam produzindo tudo com muito carinho. Mas nem nos meu melhores sonhos teria imaginado algo tão lindo e com tantos significados! Preparem-se para ver uma festa de 1 ano completamente fora do óbvio, fora de qualquer padrão e cheia de amor.

A mãe Ana Paula é a proprietária de uma das melhores confeitarias de bolo e doces para festas de SP, a Fleur de Sucre. Ela chamou a Paula Baracat para idealizar a festa junto com ela e abaixo compartilho tudo o que elas me contaram, em detalhes:

Quando começamos a pensar na festa de 1 ano da Angelina eu estava muito confusa com relação ao tema. Queria algo lindo e diferente, como foi a festa da minha mais velha, mas estava totalmente sem ideias. Então a Paula Baracat começou a perguntar como era a Angelina e eu só conseguia pensar na menina mais sorridente e alegre do mundo. Falei: ela é um sol que ilumina a vida de todos! Mas esse era um tema muito vago, então continuava insegura. Quando a Paula sugeriu que fizéssemos o tema Itália, pensei: é isso!! Nossas famílias são italianas, nós (eu e meu marido) amamos a Itália e já fomos várias vezes até lá e ainda é um lugar tão alegre e iluminado quanto nossa pequena Angelina!“.

Com o tema aprovado pela família, começou o processo criativo da Paula Baracat. Ela pesquisou o cenários italianos e como os italianos fazem festas. Ela e a família da aniversariante já tinham decidido que não queriam nada caricato, não queriam nada de colosseo, torre di Pisa, cantina de pizza, verde, bianco e rosso, toalha xadrez vermelho e branco, salame na decoração, tarantela, gôndola, máfia e boina, que são os elementos óbvios que vem à nossa cabeça quando pensamos numa festa italiana. A proposta era viver uma festa de uma família italiana que recebe bem, tem boa comida e bom vinho, arte e música, cores e sentimento de família.

Queríamos que os convidados sentissem que estavam sendo transportados para a Itália de verdade, aquela que tanto amamos. Então, nós pais, a Paula e a Renata Salvadego (decoradora), começamos uma busca para transformar tudo em realidade. A mesa do buffet seria um Ristorante. A de doces uma venda típica de lá. Queríamos que as crianças pudessem brincar soltas na grama, e até isso aconteceu como imaginamos, porque no dia fez um sol maravilhoso“, contou a mãe. “Escolhemos o Buffet Marcelo Gussoni justamente para ir de encontro ao tema. Teria que ser uma festa italiana do começo ao fim. Os pratos, os drinks, os vinhos (vinhos italianos escolhidos pela Casa Lisboa) e tudo o mais tinham que ser italianos. Até um vinho para crianças eu inventei, com uma garrafinha que a Paula rotulou como vinho, mas que tinha suco de uva. As crianças adoraram poder tomar vinho infantil!“.

O principal do conceito foi não ser apenas uma festa italiana, e sim uma festa italiana de uma menina doce, iluminada, de 1 ano. Por isso a festa da Angelina era feminina, iluminada, doce e encantadora.

Sobre o convite – O convite tem a ideia de um postal e tem as janelas da identidade em forma de foto. Como texto, o poema criado especialmente para a aniversariante na criação do conceito com ajustes do papai. As cidades descritas na arte são as cidades da família da Angelina, claro!

Cenografia – Reparem nas cadeiras misturadas e coloridas, como os restaurantes de rua de uma pequena cidade. As janelas de demolição, a bicicleta, tudo estava lá.

Ristorante D’Angelina – Foi feito um grande painel à pedido do pai da Angelina com fotos de famosos italianos que ele gosta e fotos muito antigas da família. Emocionou muita gente!

Sanduíches das Crianças – Embalados como os “pannini” nas vendas italianas… No papel manteiga + adesivos! Saquinhos feitos um a um.

Para a hora do Parabéns – Pandeiros de tarantela adesivados com “tanti auguri a te” (parabéns pra vc) e cent’anni (100 anos) que é como os italianos brindam…

Lembrancinha dos Adultos – Pão e azeite. Reparem no cenário, que remetia à uma vila italiana.

Lembrancinha das Crianças – Macarrão de Feltro para brincar. Amei!

Por último, a mãe e confeiteira da Fleur de Sucre vai contar sobre a escolha do bolo e doces: “Pensamos em um bolo que estivesse super inserido no tema e no cenário proposto. Ele tinha as cores da identidade da festa, com um entrelaçado azul que remetia a portões e as flores que estavam presentes no save the date, no convite e no lembrete. Também colocamos o A da Angelina, logotipo criado junto com a identidade da festa. Quanto aos doces, como tivemos muitos convidados adultos, mas também muitas crianças, pensei em uma mescla entre os preferidos dos adultos (brigadeiro de pistache, ninho de ovos, caixinha de cereja amarena, brigadeiro de café) e os preferidos das crianças (brigadeiro tradicional, trufa ao leite com o nome da Angelina e brigadeiro de coco queimado). As forminhas foram escolhidas para dar a sensação de papel embrulhando uma guloseima, bem ao estilo de vendinhas italianas”.

Muitas felicidades sempre para Angelina!

Relações profissionais

Fotos Decoração: Douglas Daniel (SP)

Branding Conceito, Desenvolvimento da ideia e identidade visual: Paula Baracat (SP)

Decoração: Renata Salvadego (SP)

Bolo e Doces: Fleur de Sucre (SP)

Buffet: Marcelo Gussoni (SP)

Estrutura: Cris Coberturas (SP)

Flores: Jo Campos, da Ideia Única (SP)

Cenografia Floral: Kalango (SP)

Peças e Mobiliário: Ideia Única, D. Filipa, Santa Festa e Ella Arts (SP)

Bebidas: Casa Lisboa (SP)

Recreação: Mãozinhas que Fazem e Caramelo Show (SP)

Sorvete: Bacio di Latte (SP)

CONVERSE COM A GENTE