Facilitando o dia a dia na cozinha | 2 utensílios para ajudar na cozinha

Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.

Um os grandes obstáculos para comermos bem está no processo de preparo dos alimentos. O tempo de preparo, o processo de cortar, descascar, cozinhar acaba não só desmotivando muita gente como, por vezes, é incompatível ao tempo disponível que temos no dia a dia.

Não me entendam mal, eu amo cozinhar e dedico uma parte do meu dia a dia para isso. Mas cada mãe tem uma realidade e disponibilidade, mas a praticidade cabe a todas!

Vamos começar pela compra! Invista em alimentos já descascados e picados, isso facilita e muito no andar da carruagem! Nada de temperos prontos – industrializados – mas vale a pena a mistura de cebola picada com cebolinha e o pote de alho sem sal, picado.

Na cozinha, quem são os seus aliados!

Um utensílio que costuma agilizar muito o preparo, é o processador. Com ele conseguimos fazer um tempero base para a maior parte dos alimentos:

– Pré-preparo: cebola + cebolinha + salsa = processe e guarde na geladeira. Use com o alho picado para refogar legumes, carnes, arroz, feijão.

– Preparo: receitas como bolos, hambúrgueres, purês e sopas vão muito bem com o processador! Jogamos tudo dentro e ligamos.

Outro utensílio que traz muita praticidade é a panela de pressão!

Além de ser supereconômica – os alimentos são cozidos mais rapidamente, mantendo os nutrientes muitas vezes perdidos durante o processo de cocção – ao cozinhar os alimentos sob pressão, precisamos de uma menor quantidade de gordura e de tempo! Ou seja: conseguimos mais maciez com menor adição de óleos!

– Feijões, lentilha, ervilha, grão de bico = coloque na panela de pressão, com 4 dedos de água acima dos grãos e com o refogado de cebola que fez no processador. Feche e vá ser feliz. Depois que pegar pressão, estará pronto em aproximadamente 45 minutos.

– Carnes como lagarto: tempere, doure e leve na panela de pressão com pimentões já picados que comprou no hortifrúti. Junte um pouco de água e deixe cozinhar.

– Arroz, se você não tem a panela de arroz, faça como o feijão, mas com menos água. 1 xícara de arroz, 1 xícara de água e temperos (cebola, cebolinha, alho, louro e azeite). Feche e cozinhe por incríveis 5 minutos! Pode até incrementar com cenoura picada, brócolis etc.

No próximo post, receitas para usar o processador e a panela de pressão!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE