Dúvidas na hora de montar o quarto do bebê

Izabella Penna Escabeche é arquiteta, mãe da Stella e colaboradora do blog com suas dicas sobre quarto do bebê e criança.

Olá leitoras queridas! Quem está grávida ou já tem filhos sabe que montar o quarto do bebê é um processo delicioso, pois cada escolha e decisão já vem recheada de muito amor. É uma fase muito especial e deliciosa. Comecei a pensar em como seria o quarto da minha filha antes mesmo de engravidar!

Muitas perguntas surgem nesse processo e resolvi fazer um compilado de dúvidas que ouço bastante e transformá-lo em tema para o post de hoje.

Se você está grávida ou pensando no assunto aposto que alguma das perguntas abaixo já passou pela sua cabeça!

 Quando devo começar a planejar o quarto?
É bom começar a pensar em como será o quarto do bebê por volta das 17 semanas de gestação, pois nesta fase a gravidez já está mais do que confirmada e provavelmente você já sabe o sexo do bebê. Nove meses de gestação parece muito tempo para fazer tudo, mas pode ter certeza que esses meses passarão voando!
Tenha em mente que um projeto de arquitetura leva em média de dois a três meses para ser finalizado (se você for contratar um profissional para lhe auxiliar), as lojas de mobiliário geralmente pedem um prazo de 40 dias corridos para entrega (raramente têm pronta entrega), marcenaria é um item que leva tempo para ser executado e você corre o risco de não encontrar em estoque um objeto que queria muito. E o ideal é que o quarto esteja finalizado por volta do oitavo mês de gestação, pois é quando você já estará se sentindo mais cansada e as chances de o bebê querer nascer vão só aumentando.

 Como escolher o berço?
O principal aspecto a ser observado na hora de escolher o berço para o seu bebê é se ele possui o selo de identificação da conformidade do INMETRO ou se atende às normas do órgão (no caso de berços feitos sob medida). Há vários requisitos para os berços que visam a segurança dos bebês, afinal é lá que nossos filhos passam a maior parte do tempo nos primeiros meses de vida.
Confira algumas normas que devem ser observadas nos berços: bordas e partes salientes deverão ser arredondadas ou chanfradas e isentas de rebarbas e arestas, laterais ou extremidades móveis estão proíbidas (as grades agora devem ser fixas), o espaçamento entre os elementos da grade não devem ser menores do que 4,5cm e maiores do que 6,5cm para evitar que a cabeça do bebê passe por este vão. Para quem quiser conferir a portaria na íntegra, segue o link: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002376.pdf

 Qual poltrona de amamentação devo comprar?
Os modelos de poltrona específica para amamentar possuem as medidas e detalhes corretos para que a mãe e bebê se sintam o mais confortável possível – os braços possuem altura adequada para que a mãe consiga apoiar o bebê no braço e não interfira na pega do bebê, há encosto para a cabeça, o assento é confortável, etc. Entretanto, estes modelos de poltrona geralmente ocupam muito espaço no quarto e a maioria possui um design nada atraente.
Já os modelos de poltrona comum (que não são específicos para amamentação) não são extremamente confortáveis, mas geralmente ocupam menos espaço e você pode escolher entre uma infinidade de modelos, tecidos, cores e estilo e você poderá utilizá-la em outro cômodo da casa quando não estiver amamentando mais.
O ideal é pesquisar os modelos que você gosta (considerar o espaço disponível no quarto e orçamento) e ir até a loja para experimentar a poltrona e decidir o modelo que mais lhe agrada.

 Em quais itens vale a pena investir?
Sem dúvidas em móveis de qualidade, pois irão acompanhar o seu filho por bastante tempo. Um bom berço que pode se transformar em mini cama, uma cômoda resistente que aguente uma criança de até 03 anos e um guarda-roupas com uma boa divisão interna são ótimas escolhas.

 Quais itens devo priorizar em quartos pequenos?
Os apartamentos estão cada vez menores e os quartos são os cômodos que mais sofrem com a redução de área. Para não acumular vários móveis no ambiente, o ideal é optar por modelos que sejam flexíveis e que tenham múltiplos usos: a cômoda pode ter nichos para colocar os brinquedos do bebê e também cesto para roupa suja, a cama pode ter gavetão inferior para acomodar brinquedos e colchonetes, um baú pode esconder os brinquedos e também ter um futon para ser usado como banco.
Aposte também em marcenaria que não seja fixa, pois facilita muito qualquer futura alteração no layout e também em acessórios que decoram e são super práticos – ganchos de parede, por exemplo.

 Devo escolher um tema para a decoração?
Eu sempre brinco que podemos deixar os temas para as festas infantis, rs Brincadeiras a parte, não há nada de errado eleger um tema para o quarto do seu filho. Só acho que não deve ser trabalhado de forma literal e muito menos aplicá-lo em todos os cantos do quarto. A chance de ficar cansativo e pesado é muito grande.
Portanto, vale a pena pensar no tema como uma ideia que servirá de guia para a decoração e para que todos os elementos ali presente conversem entre si. Uma cor ou uma sensação podem muito bem ser escolhidos como tema!

 Como escolher as cores?
Para quartos de bebê sugiro cores claras e tons neutros, pois é um ambiente que deve ser acolhedor e passar a sensação de tranquilidade. Vale apostar em pontos de cor, seja na roupa de cama, em quadros e bichinhos de tecido ou pelúcia.
Para as crianças maiores é interessante acrescentar cores mais vibrantes, mas nada exagerado para não haver muitos estímulos visuais e deixar a criança agitada. Vale apostar nas cores em um tapete, em portas de armário, fundo de estantes e prateleiras para livros.
E para coordenar as cores dentro do quarto sugiro utilizar o círculo cromático da foto abaixo – muito utilizado por consultoras de estilo.

Fonte da Imagem: Fashion Bubbles

As cores complementares são as que estão de frente uma para a outra no círculo, as cores análogas são as que estão uma ao lado da outra no círculo e as cores em tríade são as que estão separadas pela mesma distância no círculo. Utilizando essa dica dá para fazer composições mais harmônicas e certeiras.

 Por que contratar um (a) arquiteto (a) para fazer o projeto para o quarto meu filho?
O arquiteto é o profissional que vai lhe auxiliar em todos os aspectos do quarto do seu filho para que o ambiente fique do jeitinho que vocês sonharam e que atenda aos gostos, necessidades e orçamento disponível. Vários pontos são considerados na hora de projetar visando sempre as melhores soluções:
– Layout: melhor disposição dos móveis visando otimizar o espaço disponível e priorizando a circulação no quarto. Já aconteceu com você de comprar uma cama linda, mas só depois que o móvel chegou na sua casa que você percebeu que era muito grande para o ambiente?
– Especificação de mobiliário: o arquiteto irá sugerir os móveis que melhor se encaixam no espaço disponível e também de acordo com o gosto, necessidades e orçamento disponível. A escolha dos tipos de porta, material, tipos de puxador e alturas ideais são fundamentais para um mobiliário personalizado e que atenda aos princípios da ergonomia;
– Especificação de acabamentos: há inúmeras opções de acabamentos disponíveis no mercado e o arquiteto irá sugerir o tipo de pintura, revestimento de piso, papel de parede ideal para o ambiente;
– Escolha de objetos de decoração: sugestão dos objetos que melhor traduzem o estilo do dono do quarto e indicação da melhor localização no ambiente;
– Alinhamento de fornecedores: o arquiteto tem o papel do maestro de uma orquestra e é quem irá alinhar o trabalho e até sugerir profissionais para executar marcenaria, forro de gesso, pintura, entre outros;
– E o principal de tudo: o valor que você irá pagar pelo projeto acabará sendo uma economia, pois você não vai gastar horas pesquisando, não terá que andar de loja em loja a procura do móvel ideal, não vai jogar dinheiro fora com desperdício de material e vai poder curtir a gravidez tranquila sem se preocupar com o marceneiro que sumiu ou com um papel de parede que era de má qualidade.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE