Aumento de líquido amniótico (Polidrâmnio) e nutrição

Por: Natalia Vignoli

A gestação é uma fase de muitas modificações e muita individualidade! Algumas vezes essas alterações podem significar um estado de atenção maior e outras vezes não. Quando uma gestante tem o diagnóstico de aumento de líquido amniótico, a mãe e o bebê passam por uma investigação maior a fim de descartar algumas alterações.

É comum o obstetra investigar, por exemplo, a presença de diabetes na gestante, podendo ser uma das causas desse aumento de líquido. Algumas infecções podem afetar o bebê e alterar o volume do líquido, como toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola e sífilis.

De qualquer maneira, o que você ingere pode dar uma forcinha na melhora desse quadro! A nutrição, quando bem direcionada, trabalha a favor da saúde e do bem estar!

Se você teve esse diagnóstico e, principalmente, se a sua glicemia andou um pouco mais alta do que deveria, essa dica é para você!

– Invista em alimentos de baixo índice glicêmico preferindo alimentos fontes de carboidratos integrais (e sem exageros!). A natureza é sábia, os alimentos integrais, com as suas cascas preservadas, carregam maior quantidade de complexo B e cromo, nutrientes essenciais para a manutenção dos índices glicêmicos!

Arroz integral e mistura de cereais, pão integral, macarrão integral, batata com casca, batata doce, aveia e quinua são ótimas maneiras de substituir o arroz e o pão branco.

– Troque os docinhos por frutas com farelos, por exemplo, salada de frutas com farelo de aveia ou fibra de maracujá ou adicione folhas de espinafre ou couve no suco de laranja, abacaxi, manga etc.

– Consuma cacau! Uma ótima dica é fazer uma vitamina com banana ou abacate congelados, leite ou leite vegetal (arroz, quinua, avelã) + cacau! Fica parecendo um milk-shake!

– Frutas vermelhas e as berries (roxas, como blueberry, cramberry, e porque não o açaí!) são fantásticas aliadas! De baixo índice glicêmico, vão bem misturadas com o suco integral orgânico de uva, em iogurtes e como lanches. De quebra são ricas em antioxidantes e previnem a infecção urinária!

– Invista em fontes de ômega 3, como a sardinha e o atum, além de algas marinhas.

– Consuma leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico. Possuem açúcar, mas são como os grãos integrais e, além disso, fornecem magnésio e zinco, minerais super importantes!

#Ficaadica: receitinha rica em complexo B, magnésio e bom humor para as mães formigas!

DOCE DE BANANA

– 10 bananas nanicas bem maduras

– 2 col sopa de cacau

– 1 col café de canela em pó

– ½ xícara de nozes ou amêndoas ou avelãs picadas

Modo de fazer:

Descasque e amasse as bananas. Leve em fogo e deixe cozinhar mexendo sempre. Quando cozidas, adicionar os demais ingredientes. Servir geldo.

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE