Alimentos Contraindicados no Primeiro Ano de Vida

Por: Natália Vignoli

O bebê começa a receber outros alimentos além do leite materno a partir dos 6 meses de vida. Eles são chamados alimentos complementares e devem ser introduzidos aos poucos na dieta, recomenda-se um por vez a cada 2 ou 3 dias, assim conseguimos acompanhar como é aceitação da criança em cada alimento.

No primeiro ano de vida, o Ministério da Saúde contra indica alguns alimentos. Quer saber quais são? Vamos lá!

Açúcar
Café
Embutidos (lingüiça, salame, mortadela, presunto)
Enlatados
Frituras
Refrigerantes
Balas
Salgadinho

Além desses alimentos, recomendamos evitar os que contêm nitratos, como espinafre, beterraba e embutidos. Os nitratos são compostos orgânicos que, no nosso organismo, podem sofrer certas reações que atrapalham a absorção de ferro ou ainda, podem se combinar com outros compostos resultando em substâncias carcinogênicas. Mas não se assuste, após o primeiro ano de vida, quando esses alimentos são consumidos com moderação (principalmente os embutidos), não tem o que temer!

É também recomendado evitar os alimentos que contêm mais agrotóxico, como tomate e morango. Se conseguir adquirir em sua forma orgânica, melhor, não precisam ser restritos! O mel, os enlatados e novamente, os embutidos, são alimentos com potente risco de contaminação, vale esperar para introduzir na dieta do bebê.

Por fim, mariscos, clara de ovo, tomate, amendoim e leite de vaca são potencialmente alergênicos. É recomendável oferecer outros alimentos para o bebê consumir nesse período, assim o seu organismo tem tempo de amadurecer!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE